Pesquisar este blog

sábado, 14 de setembro de 2024

O dia em que um Super Sabre abateu um B-52

 

0
Comp

Um Boeing B-52B-30 Stratofortress, SN 53-380, designado para a 95ª Ala de Bombardeio e denominado “Ciudad Juarez”, partiu da Base Aérea de Biggs, El Paso, Texas, em uma missão de treinamento para nunca mais voltar. O comandante da aeronave era o capitão Donald C. Blodgett.

O voo levou o Ciudad Juarez para o céu do Novo México, onde foram interceptados em voo um elemento composto de dois F-100A Super Sabres da Guarda Aérea Nacional do Novo México, também em voo de treinamento.

O capitão Dale Dodd e o primeiro-tenente James W. Van Scyoc partiram da Base Aérea de Kirtland, Albuquerque, Novo México. Cada um de seus Super Sabres estava armado com dois mísseis ar-ar GAR-8 Sidewinder (mais tarde redesignados AIM-9B Sidewinder). Sua missão era praticar interceptações controladas ao B-52.

Um F-100A-1-NA Super Sabre SN 52-5756, designado para a Guarda Aérea Nacional do Novo México.

Cada F-100 fez cinco passagens no B-52, voando a 34.000 pés (10.363 metros) sobre o centro do Novo México. Os sensores de busca infravermelho dos Sidewinder captariam o calor dos motores do B-52 e dariam um sinal sonoro ao piloto do caça de que o alvo havia sido adquirido. As precauções de segurança exigiam que um disjuntor fosse desligado e um interruptor de disparo fosse deixado na posição desligada. Antes de cada passagem, os controladores em solo fizeram com que os pilotos verificassem se os mísseis estavam seguros.

Voo de quatro Super Sabres F-100A norte-americanos do 188º FIS, NMANG. (Guarda Aérea Nacional do Novo México)

Quando a sessão de treinamento chegou ao fim, o Tenente Van Scyoc, pilotando o F-100A-20-NA Super Sabre SN 53-1662, anunciou: “OK, “Wing”, mais uma corrida e depois iremos para casa”. Os buscadores de seus Sidewinders travaram no B-52, mas então um dos mísseis disparou.

Van Scyoc comunicou pelo rádio: “Cuidado! Um dos meus mísseis está solto!” O capitão Blodgett ouviu o aviso, mas antes que pudesse começar a manobra evasiva, o Sidewinder impactou a nacele do motor interno sob a asa esquerda do bombardeiro, explodindo a asa completamente. O B-52 imediatamente girou e desapareceu nas nuvens a cerca de 10.000 pés (3.048 metros).

O copiloto de Ciudad Juarez , capitão Ray C. Obel, foi ejetado imediatamente. Seu assento ejetável foi lançado através de uma escotilha no teto da cabine. Devido à grande altitude, esta abertura repentina na fuselagem resultou em descompressão explosiva. O chefe da tripulação, sargento Manuel A. Mieras, estava em uma escada da tripulação atrás dos pilotos que levava ao convés inferior onde estavam o navegador e o bombardeiro. O sargento Mieras foi sugado pela escotilha. Sua perna esquerda ficou tão gravemente ferida que mais tarde teve que ser amputada.

Quando 53-380 foi designado para a 95ª Ala de Bombardeio, foi chamada de Ciudad Juarez.

O capitão Blodgett ficou preso contra a lateral da cabine pelas forças G do bombardeiro que girava rapidamente. Mais tarde, ele relatou:

Ouvi Van Scyoc gritar “Cuidado! Meu míssil foi disparado.” Estávamos no piloto automático e agarrei os controles no mesmo momento em que o míssil atingiu. Houve um tremendo estremecimento e a aeronave inclinou-se abruptamente para a esquerda. O painel elétrico do lado direito da cabine pegou fogo. Meu copiloto foi ejetado com a aeronave inclinada cerca de 90° e em toda a confusão não percebi que ele havia “partido”. Tentei alcançar o controle da campainha de alarme entre os dois assentos para ordenar que a tripulação saltasse, enquanto segurava os controles com a mão esquerda para manter o aileron e o leme totalmente direitos. Não percebi que a asa havia quebrado e a aeronave não estava respondendo; começou a girar em direção às nuvens e eu ainda não tinha certeza se havia acionado o alarme. Mais tarde, meu chefe de tripulação disse que viu a luz vermelha piscando enquanto ele estava sentado nos degraus da cabine inferior. Com as forças G aumentando tremendamente, prendendo-me ao assento, não consegui levantar a mão direita da posição perto do alarme de resgate, mas consegui movê-la lateralmente em direção à alavanca de ejeção. A escotilha disparou e o assento me jogou quinze metros de altura com o B-52 a 600 nós. O turbilhão arrancou meu capacete quando saí da aeronave. Houve outra explosão e passei por uma bola de fogo – parecia que estava num forno. Imediatamente depois disso levei um “banho” de combustível JP-4 pois os tanques de combustível haviam rompido nesta segunda explosão. Pelo menos isso apagou o fogo, mas agora eu estava encharcado de combustível e ainda no assento ejetável. Presumindo um defeito no assento (disseram-me depois que eu o estava segurando), estendi a mão para desapertar o cinto de segurança quando de repente voei para fora do assento. No entanto, o fio do interfone estava enrolado em minha perna, então agora eu estava descendo pelas nuvens com um assento de 650 libras preso à minha perna. Achei que isso iria arrancar minha perna e consegui libertar o fio. A essa altura eu estava caindo em uma nuvem de destroços – e em uma nevasca. Eu liberei meu kit de equipamentos de sobrevivência, que também liberou automaticamente o bote de sobrevivência. Este estava suspenso cerca de 12 metros abaixo de mim e, com todas as correntes ascendentes nas nuvens devido ao mau tempo, agia como uma vela, puxando-me num arco de 180°. Pensei: ‘Se eu bater no chão de lado, é isso!’ Não consegui pegar minha faca para cortá-la, mas logo saí da turbulência e comecei a cair em linha reta. 

Quando ejetei, meu braço esquerdo bateu na escotilha, deixando um grande corte nela. O sangue estava escorrendo e eu segurava isso com a mão direita, tentando estancar o sangramento. De repente vi algo branco e bati no chão com um movimento descendente do paraquedas e um vento de 30 nós. Foi como pular de um prédio de dois andares. Bati com tanta força que tudo no meu kit de sobrevivência: rádio, espelhos, etc., foi quebrado e separado do kit de sobrevivência. Minha intenção original era ligar o rádio e dizer ao piloto de caça o que eu pensava dele...

Ciudad Juarez impactou no Monte Taylor, um estratovulcão de 11.305 pés (3.446 metros) a nordeste de Grants, Novo México, e deixou uma cratera de 75 pés (23 metros) de profundidade. O capitão Peter J. Gineris, o capitão Stephen C. Carter, e o primeiro-tenente Glenn V. Blair não sobreviveram.

O capitão Blodgett sofreu uma fratura na pélvis, o capitão Obel, uma fratura nas costas. O artilheiro de cauda, ????sargento Ray A. Singleton, ficou gravemente queimado.

Míssil ar-ar de busca infravermelha AIM-9B Sidewinder. (Petey21)

O sargento Singleton localizou o capitão Blodgett e os dois foram resgatados de helicóptero naquele dia. Passariam dois dias até que o capitão Obel e o sargento Mieras fossem localizados.

Uma investigação determinou que a condensação de umidade dentro de um plugue elétrico desgastado causou um curto-circuito que disparou o Sidewinder. O Tenente Van Scyoc foi completamente eximido de qualquer culpa pelo acidente.

Monte Taylor, perto de Grants, Novo México. 11.305 pés (3.664 metros).

O AIM-9B Sidewinder foi a primeira versão de produção do Raytheon Sidewinder 1A. Tinha 9 pés e 3,5 polegadas (2.832 metros) de comprimento e um diâmetro de 5 polegadas (12,7 centímetros). A envergadura das “barbatanas” era de 55,9 centímetros (1 pé e 10 polegadas). O AIM-9B pesava 155 libras (70,3 kg). O míssil era movido por um Thiokol Mk.17 que produzia 4.000 libras de empuxo. Poderia atingir uma velocidade de Mach 1,7 em relação à velocidade de lançamento, ou cerca de Mach 2,5. O alcance máximo era de 2,9 milhas (4,82 quilômetros). Ele carregava uma ogiva de fragmentação explosiva de 10 libras (4,54 kg) com um detonador infravermelho.

O Sidewinder recebeu o nome de uma espécie de cascavel, Crotalus cerastes , uma víbora comum no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México. A cobra usa um órgão sensor de calor no topo da cabeça para caçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário