Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de março de 2024

Caça Gripen no Domingo Aéreo na Base Aérea de Belém (PA)

 

Por Joaquim Neto

No domingo chuvoso de ontem, desafiei as previsões meteorológicas, armado de câmera e acompanhado por meu filho e esposa, para registrar o domingo aéreo na Base Aérea de Belém (BABE). As imagens que compartilho aqui foram capturadas sob essas circunstâncias improvisadas, um testemunho do meu esforço em conciliar as responsabilidades parentais com a paixão pela aviação.

À minha chegada, a presença marcante de uma multidão, desafiando igualmente a chuva, foi a primeira surpresa do dia. Contrariamente ao que se poderia esperar, o clima não afastou os entusiastas, que, como eu, aguardavam ansiosos pela oportunidade de avistar de perto o novo caça Gripen da FAB, o protagonista do evento.

Minhas expectativas em relação ao Gripen, alimentadas por comentários frequentes sobre suas dimensões modestas, especialmente em comparação com outras aeronaves militares como o Mirage, o Xavante e o AMX que conheci, sofreram um ajuste imediato. Ao contrário da impressão inicial de que encontraria um jato diminuto, deparei-me com uma máquina imponente e com seu armamento moderno.

Não pude deixar de notar a ironia do Gripen, uma criação do frio norte europeu, sendo submetido ao teste das condições de umidade e calor típicas da nossa região. Embora para nós, habitantes locais, o clima fosse considerado moderado, imagino que para os padrões escandinavos, representasse um desafio considerável.

As fotos, apesar das limitações impostas pelo cenário e pela necessidade de cuidar de meu filho durante o evento, são um relato visual da minha jornada nesse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário